E-book Família Conectada: prevenindo riscos e promovendo o uso seguro da internet


capalibro

 

Seu filho está sendo vítima de cyberbullying ou sexting? Ele fica muito tempo conectado à internet e ao celular? Ele sofre ou fica muito ansioso quando não consegue se comunicar com os amigos virtuais ou ficar sem jogar na rede? Seu filho sabe usar mais as tecnologias digitais do que você?   Você sabe como educar seu filho para o uso saudável, responsável e ético das tecnologias digitais? Na minha experiência como psicóloga especializada em vida digital, percebo que os filhos, muitas vezes, podem até ter mais competência técnica de como usar as ferramentas tecnológicas do que seus pais, gerando uma inversão de hierarquia nesse quesito, mas, por outro lado, os pais, por terem mais experiência de vida possuem também uma maior capacidade de julgamento sobre o uso ético das tecnologias digitais e que conteúdos devem ser compartilhados na rede ou ficar no âmbito privado. E essa característica não deve ser menosprezada pelos pais na hora de falarem sobre vida digital e de criarem regras e limites no uso da tecnologia em casa com os filhos.

Além da brecha digital geracional, esta obra também aborda as diferentes culturas familiares no uso da tecnologia, ao comparar como pais que seguiram as carreiras tecnológicas do universo do software livre criam seus filhos para o uso crítico, ético, saudável e responsável das tecnologias digitais, comparados com pais que não seguiram carreiras tecnológicas e/ou que possuem baixa escolaridade, mostrando que não há um jeito único de criar os filhos, mas que há diferentes culturas familiares no uso das tecnologias digitais. Este livro também traz informações para que os pais aprendam a distinguir se o filho faz um uso saudável ou não das tecnologias digitais, dando dicas práticas de como educá-lo para uma vida tecnológica mais ética, responsável, saudável e plena.

Deixa uma resposta

Sobre Ana Maria albuquerque

Ana Maria albuquerque

Sou Ana Maria Albuquerque Lima, psicóloga escolar especializada em vida digital e mestre em educação e curículo pela PUC São Paulo. Presta serviços de consultoria em prevenção aos riscos online. Realiza palestras e oficinas sobre prevenção ao bullying, uso compulsivo das tecnologias digitais, sexting e uso seguro das tecnologias digitais nas escolas. Autora do livro Cyberbullying e outros riscos na internet: despertando a atenção de pais e professores, publicado em 2011 pela editora Wak.